28 de abr. de 2011

Um alerta contra o racismo


Você já parou para pensar na violência simbólica que negros e negras de nossa sociedade sofrem? Já parou para pensar por que a cor da roupa de profissionais como médicos, enfermeiros, religiosos, etc, é o branco? Vejam que o branco em nossa cultura simboliza paz, pureza, limpeza, etc. Já parou para pensar por que a cor preta está associada ao luto, ao lado negro da força segundo o seriado Guerra Nas Estrelas, à lista negra de alguém, ou ao uso da palavra denegrir com sentido de sujar ou manchar a imagem de alguém?  Percebeu que todos esses exemplos tem uma conotação negativa? Pois bem, é dessa forma que o inconsciente coletivo expressa essa violência simbólica. Sem falar nas piadinhas que costumamos escutar rotineiramente nas praças públicas ou nos programas humorísticos.

De maneira sutil, assimilamos culturalmente o preconceito racial, na medida em que simplificamos os fatos históricos ou não o reinterpretamos em sua complexidade. Isto é, assimilamos eurocentricamente a História da cultura africana e sua influência na cultura brasileira de maneira simplista e sob a perspectiva do colonizador europeu. Há uma necessidade de se estudar a História e cultura afro brasileira nas Escolas de maneira profunda, com o objetivo de minimizar os preconceitos histórico-sociolculturalmente construídos. A desconstrução desses preconceitos é um grande desafio para educadores de todo o Brasil, pois o estigma do racismo ainda continua profundamente arraigado em nossa cultura. Nesse sentido, se torna importante o estudo da cultura afro-brasileira como forma de ressignificar conteúdos outrora distorcidos e simplificados.

Dia 20 de novembro, Dia da consciência negra marca a morte de Zumbi de Palmares, símbolo da resistência negra, apunhalado, resiste, mas é morto em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi. Esse personagem dos Quilombos de Palmares, é uma figura importante no movimento de resistência dos negros contra a iniquidade desumanizadora da escravidão.  A palavra chave aqui, é resistência! É justamente essa “resistência” das minorias sociais que despertam ainda hoje a consciência adormecida de muita gente que se considera inteligente, mas que ainda continua disseminando idéias e atitudes racistas! Como diz Gabriel, O pensador: “Racismo é burrice!” No nosso Brasil, pluri e multicultural não há mais espaço para a intolerância etnico-racial. Toda uma forma de pensar seja individual ou coletiva é um termômetro do desenvolvimento social de um povo. Nesse sentido, educadores e educadoras de todo o Brasil tem um papel muito importante no desenvolvimento social do nosso povo que começa por mudanças de atitudes, de tolerância e apreciação das diferenças etnicas-culturais.

Prof. Vigevando Araujo de Sousa

19 comentários:

Unknown disse...

Parabéns professor pela bela e riquíssima matéria. Muito bem elaborada! abçs

DJHENRII disse...

Racismo é uma forma imbecil que nós 'seres humanos' desenvolvemos para diferenciar uma pessoa em função de sua cor

Henrii 1ºano'A'

Alunos disse...

eu acho muita piandinha que que cosntuma escuta rotineiramentes sobres racismo programas de humoristar francisco jailson de aquiar

Alunos disse...

Ja parou um tempo pra pensar como os negros sofrem de racismo e como eles são humilhados? Pare, pense se você puder ajudar seu amigo, ajude. Não seja racista, porque assim como os enfermeiros usam branco, podem usar preto também. Da maneira que o preconceito está avançado, pode haver uma revolta.

Eduardo Rodrigues da Silva 1º "F" Tarde.

Alunos disse...

racismo e uma forma idiota que os seres humanos arranjaram para descriminar uma pessoa que nao seja igual a ela, ou seja: cor linguagem etc.
no mundo as pssoas nao tm consiencia que niiguem e igual ninguem, qndo a populaçao se der conta q esta errada o mundo vivera bm melhor.bjs
juliana neris 1 " f "

Alunos disse...

racismo e um preconceito muito grand,que existe nest mundo niguuem n respeita os outro.e uma grand besteira os outros fikrem jogando piadas nos outros,cor nao importa o q importa msm e o carater e a dignidade do ser humano.

Alunos disse...

racismo e um preconceito muito grand,que existe nest mundo niguuem n respeita os outro.e uma grand besteira os outros fikrem jogando piadas nos outros,cor nao importa o q importa msm e o carater e a dignidade do ser humano.
vanessa 1º " f "

Alunos disse...

Algumas vezes eu já parei pra pensar como foi a vida dessas pessoas no passado, tanto sofrimento, tanta angústica, como essas pessoas apanhavam mesmo sem fazer nada errado, mas eles nunca reclamavam dessa vida. Algumas pessoas acham só porque as pessoas tem sua cor negra e quer dizer que não gosta da paz, e não merece uma vida melhor.
Eu já presenciei piadinhas contra pessoas negras, chamam eles de tição, perguntam se ele comeu muito café.A escola é o único lugar que mais ajuda em interferir nesses preconceitos.
A nossa cor é a cor de pessoas que lutaram e lutam para conseguir seus abjetivos. Negro é a cor de gente batalhadora. A filosofia nos ajuda a entender os princípios dessas cores.

Guthierre, 1º Ano "F" - Tarde

Alunos disse...

o racismo
hoje em dia o racismo ainda é muito grande mas aos poucos estamos conbatendo.
o preto espressa uma coisa ruim, pode ser a morte e de outro lado o racismo. O branco representa vida que no outro sentido quer dizer outro olhar para essas pessoas.
Pessoas que não pensam, que ainda soltam piadinhas que hoje em dia pode dar até cadeia. Pessoas que não conhecem nossa cultura que veio da Africa.
Dia 20 de novembro, dia muito importante para nós, dia da consciência negra, marca a morte de zumbi dos Palmares, essa pessoa foi muito importante para nossa história.

Thiarles, 1º Ano "F" - Tarde

Alunos disse...

racismo e um preconceito.na verdade nao importa sua cor, religiao,sua raça o impotante que todos nos somos iguais;nao por fora mais sim por dentro. parabens pela sua atitude de acaba com o preconceito. alunas do 1ºano´f' thereza costa lenita

Alunos disse...

o racismo e mesmo unm problema na sociedade temos que evitar porque e dai que poden acontecer algo de ruin a sociedade.porque o preconceito esta muito acima do nivel de desvalorisacao do negro so porque o negro nao representa coisas boas isso e uma descaso a sociedade nen todas as pessos negras sao como todo mundo pensa por isso temos que respeitar tanto ao branco como ao negroporque todos nos somos iguais.

1º F - Tarde

Alunos disse...

Eu já pensei muitas vezes que tem tem muitas pessoas com preconceito contra os negros que são ser humano igual aos brancos. Devemos ter muito respeito pelas pessoas e também não devemos dirigir palavras que atinjam as pessoas e que não expressam violência. Aquelas pessoas humildes e de maneira sutil e agradável com as pessoas e nesse sentido de preconceito com os negros isso deve ter respeito e também aborrece aquelas pessoas que pegam aquele nome agressivo com eles que são racional com as pessoas. Temos que desenvolver educação pelos humildes, isso devemos mudar esse jeito.

Ailton 1º F - tarde

Vigevando Araújo de Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vigevando Araújo de Sousa disse...

Estimados alunos e alunas continuem postando seus belíssimos comentários. Eles são de fundamental importância para o diálogo que deve favorecer a reflexão a respeito de uma sociedade mais justa e tolerante às diferenças em todos os sentidos.

Anônimo disse...

O racismo é uma incoerência em um país que tem uma mistura tão maravilhosa de pessoas.belo texto colega!

Anônimo disse...

parabens professo pelo seu belo trabalho o racismo hoje nao esta vouta somente para os negros os albinoa estao sofrendo muito com a fauta de cencibilidade das pessoas que estao ao seu lado mensagem suba na vida mas ja mais fasa de seus amigos degrais.

antonia marta 1ano a

Alunos disse...

foi muito bacana ,paras para as
si cocientisasw sobbre a importancia
da rasa negra no brasil.

Gislene ... disse...

Todos contra o racismo.
Um ótimo texto professor.

Gislene 1º ano "B"

Unknown disse...

Racismo é uma falta de respeito com o próximo e consigo mesmo.È uma forma de expressão que nem deveria existir.

Gislene 1º Ano "B"